quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dois Dedos de Conversa com Sara Abecasis Burnay

Se fosse possível definir alguém em três palavras, sem dúvida que «dinâmica», «perseverante» e «empreendedora», seriam a escolha perfeita para descrever Sara Abecasis Burnay, mentora do espaço Mom and Me. Situado em Campo de Ourique, é o lugar que assegura momentos de aprendizagem e brincadeira aos bebés que ainda não estão na creche ou na escola, criando-se laços sociais e afectivos num ambiente seguro, lúdico e tranquilo.

Aos 30 anos e mãe de dois rapazes, de 7 e 2 anos, Sara falou connosco sobre este projecto de vida nascido de uma necessidade pessoal, numa altura em que se tornou mãe a tempo inteiro do filho mais novo, e que acabou por dar resposta ao que muitas outras mães, pais e avós procuram para os filhos e netos: um lugar de confiança, tão bom e estimulante como uma segunda casa.


1. Para criares o Mom and Me contaste, desde o início, com o apoio incondicional da tua família e amigos. Como foi perceber que tantas pessoas partilhavam do teu entusiasmo?

Foi maravilhoso ver a quantidade de amigos e familiares que embarcaram nesta aventura comigo, por detrás do Mom and Me está uma equipa fantástica desde designers a arquitectos, fotógrafo, programador, professores, amigos e família, pessoas que nem aparecem mas que foram fundamentais para este projeto nascer. Sou muito grata a todas estas pessoas e a tudo o que fizeram por mim, especialmente por acreditarem quando todos os outros questionavam viabilidade do Mom and Me. Foi por mim, pelos meus filhos, marido e por todas estas pessoas (desde familiares a amigos) que estão no “backstage” que eu nem questionei ou dei hipótese a que o Mom and Me não corresse pelo melhor.


2. No Mom and Me, as famílias são bem-vindas. Além do desenvolvimento infantil que outras atividades e serviços podemos encontrar?

Acima de tudo somos uma família e nas famílias todos são bem-vindos! Essencialmente focamo-nos em Mães, Grávidas e Bebé (0 aos 4 anos). Temos o Desenvolvimento Infantil, Yoga Baby e Grávida, Preparação para o Parto, Pilates Pré e Pós-Parto, Ginástica Mãe bebé, Nutrição, Massagem bebé/criança e grávida, Cursos de Massagem Shantala e um espaço Fantástico para darmos as boas vindas a novos bebés com Babyshowers. Temos também um encontro de Mães pois sempre achei essencial ter um espaço de partilha, onde angustias, duvidas e alegrias fossem partilhadas entre Mães.


3. Desfrutar do momento e dedicar tempo à diversão e ao crescimento saudável parecem ser o mote deste projeto, concordas?

Totalmente eu refiro sempre que embora o Mom and Me vise o Desenvolvimento cognitivo e motor para mim o mais importante ainda é o desenvolvimento emocional e social, daí a importância da brincadeira livre, do deixar ser. Dar espaço para que se diferenciem e que floresça o melhor de cada um, chamo-lhe as necessidades individuais de cada criança. Para tudo isso temos algumas regras mas bastante flexíveis, especialmente em termos de horários que facilitam bastante a vida dos pais. Apesar de haver alguma flexibilidade integramos algumas rotinas no nosso dia-a-dia pois as crianças precisam delas para se sentirem seguras.

4. Dirias que a flexibilidade de horários e a facilidade na inscrição são algo novo e diferenciador em relação a outros espaços?

Sim, o facto de não haver fidelização, horários restritos e terem a opção de frequentar o Mom and Me o número de vezes por semana que entenderem, facilita bastante a vida dos Pais e ao mesmo tempo transmite às crianças uma continuidade na flexibilidade que ainda estão habituadas ao estar em casa.


5) O Mom and Me foi criado em Maio de 2015. Em menos de um ano e mais de 4 mil seguidores no Facebook, que feedback têm recebido? 

É a parte mais gratificante é perceber realmente que o meu sonho se tornou realidade e mais do que isso que se tornou importante para os outros. Receber o feedback de Mães, Pais, Avós e acima de tudo crianças como eu tenho recebido, não há palavra que expliquem o que significa ouvir diariamente que o Mom and Me “lhes salvou a vida” porque não tinham outras opções para os seus filhos. Ou recomendarem o nosso trabalho a outras Mães e crianças. É muito gratificante ver as amizades entre Mães que já se formaram pois significa que embora tenhamos muito para crescer e aprender, estamos no caminho certo.


6) Ideias para o futuro, o que se segue? 

Dream on little girl… Continuar a crescer e a fazer famílias felizes!



Já pensou no que precisa? 
Preparar-se para o parto, festejar a vinda do seu bebé, recuperar a forma, relaxar numa massagem, obter dicas de nutrição, deixar os miúdos com alguém de confiança ou pô-los a praticar yoga com quem sabe? O Mom and Me chegou (ainda bem, dizemos nós!) e temos a certeza de que vai tornar-se o seu braço direito ;-)

Mom and Me

Rua do Patrocínio, 67 B | Campo de Ourique, 1350-229 Lisboa

Tel: 216 026 000 | Tlm: 912 859 660

Coordenadas GPS: 38°42'52.9"N 9°09'53.3"W

Informações: hello@momandme.pt 

Vídeos: Mom and Me na SIC Mulher | Mom and Me na RTP1




SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© cinco para as duas. All rights reserved.