quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dicas de Sobrevivência ao pós-parto

Todas nós sabemos que a maternidade é algo maravilhoso, os filhos são realmente a melhor benção que podemos ter na nossa vida. são uma alegria mas... Nem tudo é um mar rosas! As cólicas, choros nocturnos e birras são fases passageiras, mas há coisas que podem demorar mais tempo a passar ou a "ir ao sítio", ou porque nos primeiros tempos não estamos para aí viradas ou porque já não temos vinte anos e a natureza é mesmo assim. As boas notícias é que há sempre algo a fazer para melhorar a nossa auto-estima. Primeiro, e mais importante, desfrutar ao máximo dos nossos bebés (o tempo voa, não custa relembrar), depois, ter objectivos realistas e não viver obcecada com aquilo que já fomos (mais novas, mais magras, mais firmes, com o metabolismo mais rápido) e em terceiro, aproveitar todos os momentos para exercitar e darmo-nos pequenos mimos que ajudam a recuperar e a relaxar, em suma, oferecermo-nos tempo para nós.


Deixo algumas dicas do que, dentro dos horários possíveis com 3 crianças para tratar, funcionaram comigo:

Massagens
Através de uma amiga conheci a Ivone que faz todo o tipo de massagens em casa, sim não perdemos tempo (que nesta fase é precioso) em deslocações desnecessárias. Aquilo que faço é cavitação ou radiofrequência + 30 minutos de massagem com bambus. Maravilhoso, os resultados são visíveis após as primeiras sessões.

Champô anti-queda e vitaminas.
O cabelo cai, pode não ser logo, mas acontece mais cedo ou mais tarde e não, não ficamos carecas. Milagres não existem mas podemos usar alguns produtos para minimizar os estragos: um bom champô e umas vitaminas. Testámos o "Banho Anti-queda" da SANJAM, e o "Creme Nutritivo" da mesma marca como complemento, e fui notando uma redução da queda e o cabelo menos frágil.

Ginástica do Mom and Me
A ginástica pós-parto do Mom and Me é muito mais do que recuperação muscular ou fortalecimento do corpo. É um momento de partilha, de boa disposição e de aprendizagem. Numa fase de adaptação  às rotinas e horários do novo membro da família, este bocadinho em que nos divertimos com os nossos bebés e com as outras mães num contexto tranquilo, divertido e cheio de energia, sabe pela vida! O grau de dificuldade cresce com o aumento de peso dos nossos filhos, já que em alguns exercícios eles são os nossos "halteres". Também por isso se aconselha começar cedo, idealmente por volta das 4 a 6 semanas pós-parto, mas sempre depois do "ok" do médico obstetra. Em 45 minutos não só trabalhamos postura, força, equilíbrio e relaxamento, como ainda há tempo para dois dedos de conversa e troca de experiências, medos, dúvidas e conquistas.

Agradecimentos e contactos

Massagens
Ivone: mariaivoneleite974@gmail.com

Cabelos
SANJAM: www.sanjam.pt/

Ginástica Mom and Me

Rua do Patrocínio, 67 B
1350-229 Lisboa
Campo de Ourique
Tel: 216 026 000 | Tlm: 912 859 660 | E: hello@momandme.pt

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© cinco para as duas. All rights reserved.