sexta-feira, 10 de junho de 2016

Férias dos miúdos... e agora?

Ontem foi o último dia do 3º Período para grande parte das escolas e ainda só estamos a 10 de junho... Estou com a sensação que ainda agora as aulas começaram e já estão no fim.

O final do ano lectivo é uma festa para as crianças e, às vezes, um pesadelo para os pais :). Eu tenho a sorte de ter um Alentejo e um Tortosendo para os miúdos poderem correr, brincar e explorar. Uma sogra e uma mãe disponíveis para ajudar e cuidar. E, agora, também tenho tempo para estar com eles.


Quando eles eram mais pequenos faziam sempre praia com o colégio, hoje em dia já não. Para estas idades (13 e 10 anos), as colónias de férias são sempre uma opção. É engraçado que o mais velho, já adolescente, me tenha pedido para participar num campo de férias. Como não estava a par das datas, deixei passar o prazo de inscrição... Ainda assim decidi fazer uma pesquisa e criei uma lista de sítios a explorar, nunca se sabe quando vamos precisar.

O ideal é fazer esta listagem com as várias opções em Portugal, mas para isso precisamos da vossa ajuda! Como estão a pensar ocupar os vossos filhos estas férias? Já têm planos? E as mães a tempo inteiro, que ideias têm para fazer? Se souberem de campos giros em sítios diferentes enviem para o nosso Facebook!

Para quem professa a religião Católica ou pretende uma experiência mais espiritual, há algumas opções (clique em cada nome para aceder ao site respectivo):

Carraças

É uma associação privada de fiéis que tem como objectivo a formação espiritual e humana de crianças e jovens. Promovem o reconhecimento de Deus na criança/jovem e nos outros, na natureza, na superação de obstáculos, no serviço e na família. São 10 campos de férias com 60 crianças cada.

Camtil

Os campos de férias são divididos por escalões de idades, 9-17anos (mosquitos, aranhiços, melgas, tremelgas e camaleões). Os campos de trolhas e cegonhas são para os animadores, os pais, os adultos camtílicos e todos os que querem continuar a servir a Deus com o Camtil. São 10 campos com 42 crianças cada.

Milonga

O Milonga é um campo das Paróquias de Cascais e Estoril, que decorre nas férias, para raparigas e rapazes entre os 12 e os 14 anos. Durante os dias de campo, tenta-se, de uma maneira divertida, que eles tenham uma experiência espiritual em grupo, quer nas actividades lúdicas, quer no convívio, ou na oração. Nesses dias, têm a oportunidade de ver, ouvir, experimentar e aprender a seguir Jesus. Os campos são em: Arraiolos, Estremoz e Montemor.

Campos de férias em Lisboa e arredores (clique nos nomes para aceder ao site respectivo)

Roda Viva


A 45 minutos de Lisboa, perto da Serra de Sintra e a escassos minutos a pé da Praia Grande. A Roda Viva está inserida num hectare de pinhal e oferece espaços amplos, alegres e acolhedores. Incluem camaratas, balneários, refeitório, salão multiusos e muitos mais. As faixas etárias são: Rodinha (6-9 anos), Vivacinhos (10-13 anos), Vivaços (14-17 anos). Os campos têm a duração de 1 semana ou 15 dias.

Herdade das Parchanas

Situa-se entre Alcácer do Sal e o Torrão. Localizada às margens do rio Sado, realiza programas todos os anos que vão desde as áreas do ambiente, à matemática, passando por outros temas. Dividido por semanas pode-se escolher entre: Semana Ambiental, Semana Desportiva, Semana Hípica, Semana Mecânica.

Tempo de Aventura

Com mais de 20 anos de experiência, o Tempo de Aventura realiza programas de férias com a duração de 1 ou 2 semanas. Além do alojamento inclui acompanhamento pedagógico, refeições, material e seguros. Para crianças e jovens dos 6 aos 17 anos. Propõe jogos de aventura, circuitos, actividades desportivas


Campo Jovem

Com programas de 1 a 3 dias, o Campo Jovem proporciona actividades radicais, como escalada, rappel ou canoagem, além de expedições e volteio, desporto, passeios e vários jogos. O campo fica na Quinta dos Ganados e propõe actividades no Verão, na Páscoa e no Natal.

My Camp

Prometem dias incríveis e a máxima diversão com a máxima segurança. Todo-o-terreno, actividades náuticas, high rope, slide, baloiço 3G, mergulho, equitação, segway, jogos nocturnos, a escolha é imensa. Orientados por monitores que são profissionais de aventura, os grupos podem desfrutar de 1 ou 2 semanas de férias num espaço de 10 hectares e um cenário natural. Fica na Quinta da Broeira, Cartaxo.


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© cinco para as duas. All rights reserved.