terça-feira, 20 de setembro de 2016

O dia que a Vi pesou menos de 2kg...


Nunca pensei que iria stressar com o peso de um filho...
Sou mãe de 3 e com os dois mais velhos nunca me preocupei muito com o peso. Nasceram os dois com mais de 3 kg (3,300kg o Sá e o 3,600kg o mais velho). Nunca os pesei em farmácias muito menos comprei balança. Tinha amigas que pesavam os filhos todas as semanas. Mas como todos os filhos são diferentes...
A Vi nasceu no dia 13 de setembro com 2,300kg (percentil 3) e esta fotografia foi tirada no dia 19, a bimby marcava 1,850kg. Sei que não é uma balança para pesar bebés mas mesmo assim... Fiquei super assustada ao contrário do  Gonçalo que parecia estar mais descontraído, ou pelos menos tentou não entrar em pânico.

A minha principal preocupação foi perceber o peso exacto com que estava e fazer com que ela deixasse de perder peso. Falei logo com a pediatra que me disse que a teria de acordar de 2h em 2h para mamar durante o dia e de 3h em 3h durante a noite. Poderia dar suplemento se achasse necessário e que teria de a pesar todas as semanas, a Vi deveria aumentar 25gr diárias.
Apesar de não ser muito ansiosa, confesso que o peso se tornou um bocadinho uma obsessão. Fui comprar uma balança e comecei a fazer registos diários do peso. Todas as gramas eram festejadas e passei a por metas de 500gr. Foi uma verdadeira festa quando chegou aos 2,500kg no dia 1 de outubro e quando atingiu os 3,000kg no dia 17 de outubro, então nem se fala, Consegui respirar de alivio.

O cansaço de dar de mamar de 2h em 2h é imenso e de noite as 3h não davam para nada. Como eles são tão pequenos só querem dormir, por isso às vezes ficava 45minutos a tentar que ela mamasse. Com o Gonçalo fora a minha querida mãe foi uma ajuda fundamental nesta fase. Fazia algumas noites cá em casa. Houve algumas dessas noites que nem sei muito bem o que fiz,  tanto era o cansaço acumulado.


O percentil foi aumentando e hoje já está acima do 50. Mas o sufoco e o cansaço inicial foram terríveis. Uma pessoa começa a duvidar de tudo. Felizmente acabei por dar de mamar até aos 8 meses.
Passado um ano e olhando para trás se calhar foi preocupação a mais, mas os nossos filhos são tudo no nosso mundo e enquanto não os vemos bem nada está realmente bem e em paz dentro de nós.
<3 Mariana

SHARE:

2 comentários

  1. Sei bem o que isso é. A minha pipoca nasceu com 1,850kg e tb era a mesma coisa. Balança todos os dias . Ainda hoje com 19 meses a peso semanalmente.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou mãe de 3 lingrinhas e o peso em bebés tem sido sempre um drama... Tenho vindo a desvalorizar, é deles, da fisionomia deles, mas custa sempre quando os nossos filhos não têm percentil... Depois Vou sossegando quando tudo o resto além do peso está perfeito...

    ResponderEliminar

© cinco para as duas. All rights reserved.