quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Brooklyn, Um livro e um filme a não perder!

Hoje trazemos um livro como sugestão, "Brooklyn" por Colm Tóibín.


Apesar de algumas opiniões de que a escrita é um bocado linear e simples, pareceu-me que esta simplicidade serve para reforçar tanto o modo de época do livro como o lado emocional mais resguardado da protagonista - foi um livro de leitura rápida e super absorvente, tanto pela história pessoal como pela imersão na realidade do dia a dia de alguém que emigra à procura de uma vida melhor (um tema que hoje se mantém quase tão relevante à sociedade como na altura, dado o status quo mundial).

Não deixem de ler o livro, mas vale a pena também ver o filme, que para além de ser bastante fiel à história e com óptimos actores, é muito bonito visualmente (ver aqui).

Deixamos um pequeno resumo da história:
Eilis Lacey vive numa pequena vila na Irlanda, nos anos 50 do século passado, um contexto de oportunidades limitadas, quando lhe surge a oportunidade da vida - ir viver para Brooklyn, nos Estados Unidos.

Impulsionada pela Mãe e irmã, Eilis atira-se para o abismo, para uma nova vida de oportunidades económicas mas também cheia de dificuldades inerentes à emigração e à construção de uma vida longe de tudo o que sempre conheceu, e de toda a estrutura familiar que deixa na Irlanda.

Numa altura em que o sonho Americano de emigração ainda estava muito presente nas diferentes comunidades que populavam os bairros de Nova Iorque, a protagonista encontra um novo mundo onde as suas tradições Irlandesas se misturam com todas as outras comunidades e personagens que se cruzam em Brooklyn.

A história acaba por ser uma de crescimento pessoal, e emocional, pautada por pequenas vitórias mais do que por grandes momentos - após muito trabalho e com alguma ajuda, Eilis começa a encontrar o seu lugar, até que é confrontada com uma escolha difícil de como, e com quem, quer viver o resto da sua vida.

Boas leituras!

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© cinco para as duas. All rights reserved.