terça-feira, 25 de outubro de 2016

Os homens e as tarefas domésticas...


Antigamente era suposto os homens trabalharem para sustentar a família e as mulheres ficavam em casa a tratar das crianças e da gestão da mesma.
Hoje em dia, normalmente, o pai e a mãe são trabalhadores e não sei bem porquê as mulheres continuam com a gestão da casa e dos filhos às costas. Supostamente há homens que ajudam nas lides domésticas, mas ajudar de vez em quando não é o mesmo que ter a responsabilidade de fazer acontecer sempre. É super cansativo e desgastante estar sempre em cima de tudo, mas é o que na realidade acontece e não é nada fácil.

Lembro-me de uma amiga quando casou, ter a sogra a dizer-lhe que tinha de acordar mais cedo que o marido para lhe passar a ferro a camisa do fato, assim ele ia mais quentinho e aconchegado trabalhar. Era algo que ela fazia em casa ao marido e ao filho.
Para haver mudança de comportamentos, também tem de haver mudança na forma de pensar e principalmente na forma de educar.


Como mãe de dois rapazes sinto isso na pele. Às vezes acho que desculpo alguns comportamentos por isso mesmo, porque são rapazes. Talvez se a Vi já tivesse a idade deles iria exigir mais a ela em relação a limpeza, arrumação, ou até mesmo na hora de preparar as refeições. Para tentar quebrar esse ciclo faço com que os rapazes tenham responsabilidades nas lides domésticas. Apesar de termos ajuda durante a semana para as limpezas da casa, há certas tarefas que são obrigados a fazer diariamente como, passear o Buda, lavar o terraço onde ele fica, tratar da alimentação do Buda e da continha, pôr a mesa, levantar o seu lugar e colocar a loiça na máquina, fazer a cama ao fim-de-semana (quando tínhamos ajuda só 3dias por semana arrumavam o quarto e faziam as camas antes de irem para a escola) e lavar a sua casa-de-banho.


Ajudam a cozinhar mas ainda não exploram muito esse lado sozinhos e aí a culpa é toda minha. A desculpa é porque sujam e dão ainda mais trabalho, mas é algo que tenho de mudar em mim rapidamente.

Hoje tivemos uma lição sobre roupa e nódoas. Até acabou por ser divertido e educativo :)
Eu não vou cá estar para sempre...
<3 Mariana


SHARE:

2 comentários

  1. Mas que bem! Acho que já sei quem vai fazer o jantar no próximo fim de semana de Brincar na neve! Ehehe um beijinho de parabéns ao mais velho e parabéns à mãe pelo blog e pela criançada.
    Salomé- Brincar na Neve

    ResponderEliminar

© cinco para as duas. All rights reserved.