domingo, 6 de novembro de 2016

O nosso Buda está doente, ficou internado no hospital e não sabemos o que é que ele tem.


Quando cheguei a casa na sexta feira depois da semana de trabalho no Alentejo deparei com o Buda estranho.Tratei dele com os miúdos, tentei telefonar ao nosso veterinário mas não atendeu. Já era tarde...

No sábado de manhã o no Buda acordou prostrado, estava cheio de dores abdominais e sem comer, beber nem a fazer as suas "necessidades". Partimos então para o Hospital Veterinário do Restelo a mando do nosso veterinário para analises e "raio x."
Diagnóstico...  poderia ser muita coisa mas não souberam dizer ao certo, podia ser envenenamento, problema neurológico, o certo é que depois de ter"evacuado", o Buda sentia-se melhor, mas foi sol de pouca dura...
Hoje de manhã, mesmo depois de todos os tratamentos e medicamentos, lá estava ele prostrado outra vez, cheio de dores abdominais, sem comer e conseguir fazer as suas "necessidades (Nº1 & Nº2).


 Lá foi a malta toda de volta ao Hospital Veterinário do Restelo, para o cão "evacuar" de novo, mas desta vez ficou internado.
No meio disto tudo já há contas avultadas, o desgraçado do cão na mesma e a piorar a olhos vistos......e nós sem saber se vai se safar ou não......mas esperemos que sim. No entanto, eu sou muito pragmático nestas coisas, mal cheguei a casa falei logo com a Mariana, e disse que tínhamos de falar sobre o cão. Resposta imediata: "ele é um membro da nossa família! O que estás a pensar fazer?". Eu respondi que não quero ser egoísta e manter um cão em sofrimento mais prolongado que o necessário só para nosso "conforto moral".
Dependendo do diagnóstico e da evolução nas próximas 24 horas temos de tomar a melhor decisão para o Buda, não para nós. Talvez seja defeito de crescimento e educação minha, pois apesar de adorar os meus animais, e de a morte ser um assunto desagradável para toda a gente, temos de falar nela e lidar com isso e infelizmente para todos nós o prognóstico não me parece famoso.....Pois se for um problema neurológico, ou seja de coluna, o Buda consegue viver com dignidade, mas se for um envenenamento, como eu desconfio que é, pois existe uma comunidade de gatos vadios na nossa vizinhança e já ouvimos comentários de tentarem tratar do assunto, ou seja, tememos  que o nosso Buda num dos seu passeios possa ter sido um "dano colateral".


Se foi efectivamente um envenenamento,  não só lhe afectou o sistema nervoso, mas também vários orgãos vitais (rins; ficado; próstata; bexiga; intestinos) e que a  recuperação normal das suas funções não parecem estar a acontecer sem ser artificialmente assistido. Então o futuro não é o melhor para o nosso Buda, que apesar de ser um estafermo, nós todos o adoramos.! Não é fácil e ninguém gosta mas infelizmente a morte é um tema que temos de lidar. Vamos esperar que recupere, e esperar que as próximas 24 horas sorriam ao querido Buda.

Gonçalo





SHARE:

3 comentários

  1. As melhoras para o Buda e que corra tudo pelo melhor... vistas as hipoteses acredito que tomarão a melhor decisão para ele, para voces e para os meninos. Coragem.

    ResponderEliminar
  2. As melhoras para o Buda e que corra tudo pelo melhor... vistas as hipoteses acredito que tomarão a melhor decisão para ele, para voces e para os meninos. Coragem.

    ResponderEliminar

© cinco para as duas. All rights reserved.